Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Quem Sou Eu?

Olá, pessoal! 

Meu nome é Zenaide da Luz, mas no meu estado, Goiás, eu sou conhecida simplesmente por "Zê" ou "Zenluz". Meu nome vem do grego e significa "Filha de Zeus". 

Vou aproveitar este espaço e contar um pouco da minha história para vocês. Não sei se todos sabem, mas venho de uma família que passou muito longe de política. Temos em nossa história familiar comerciantes, camponeses e até fazendeiros, mas nenhum político. 

Desde cedo, ajudei minha avó a fazer doces e comercializa-los pelas ruas da nossa Petrolina de Goiás, cidade onde nasci. Fui batizada na igreja Católica e meu nome foi escolhido por uma tia que era noviça desta Igreja e tinha no convento, uma grande amiga que se chamava Zenaide. 

Aos 7 anos, mudei para Goiânia. E, aqui na Capital do Estado de Goiás, fiz o ensino fundamental no IPÊ (Instituto Presbiteriano de Educação). Neste período, comecei a frequentar algumas igrejas evangélicas e com as amizades deste meio, aprendi a ler a Biblia e a meditar sobre este livro sagrado.

Na sequência, cursei o ensino médio no Pré-Médico e após o 3º ano, ingressei na Faculdade de Direito (UFGo). Dei sorte, foi o primeiro ano de vestibular com provas discursivas. Conclui este curso em 1985. 

Advoguei durante alguns anos e paralelamente, também, trabalhava no comércio. Sentia dificuldade em me manter na carreira juridica pois encontrava muita resistência por não pertencer a algum escritório tradicional. 

Neste período, procurei o Centro Espírita Jesus Cristo é Humildade (Setor Norte Ferroviário) para um tratamento. Me tornei espírita e nas horas vagas, passei a gerir a Creche desta Instituição. Alguns anos depois assumi a Presidencia do Núcleo Espírita Portal da Redenção (Parque Maracanã), onde me mantenho até hoje. 

Lá, reformamos a sede da Instituição, em seguida, construímos o Berçario, Creche e Escola Espírita Portal da Redenção (Jardim Primavera) e hoje, após mais 30 anos, estamos novamente reformando a nossa sede no Parque Maracanã. (Aqui, no blog tem um álbum de fotos).

Acho importante ressaltar que no inicio deste trabalho no meio espírita, detestava política e não via muito sentido se aliar a partidos politicos. Lembro que numa ocasião em que participava de uma reunião na Associação das Creches (St. Pedro Ludovico), o prefeito Nion Albernaz esteve presente e disse mais ou menos o que se segue: 

- "Vamos apoiar as Creches filantrópicas porque sabemos que o Estado não sabe cuidar de crianças, etc.... Vocês sabem fazer estes cuidados com muito amor!". 

Saí daquela reunião e votei nele porque concordava plenamente com aquela visão. Mas, o tempo trouxe o Presidente Lula para o comando do País. Não votei nele, mas não sou cega e pude perceber a revolução social que aconteceu no Brasil e seus mandatos. 

Vi dezenas de familias que dependiam da minha Instituição para ganhar uma Cesta Básica ou um prato de sopa para comer e não necessitar mais daquela caridade. Nesta ocasião, certa feita contratei uma faxineira e vi a mulher chegar na minha casa com um carro zero km, mais novo que o meu, comprado a prestação. 

Assim, nossa Instituição, não sentindo mais este desespero social, buscou se renovar e passou a oferecer a seu público, cursos que auxiliassem a mudança de hábitos negativos e a combater a depressão, através de vários seminários que buscavam levar o individuo ao  auto-conhecimento e assim, poder encontrar e viver em paz. 

Por esta ocasião, passei a estudar o holismo e fiz vários cursos nesta área, me tornando Terapeuta. Aqui no Blog, tem uma página inteira falando deste período da minha vida.

De repente, o Pais se tornou uma grande potencia mundial. Os filhos dos pobres indo para a Universidade. As pessoas tendo uma vida mais digna.... Então, pela primeira vez, votei no PT e em Dilma Rousseff para Presidenta. Naquele momento histórico, já havia entendido que não era papel da nossa Instituição salvar os pobres e sim, que o Estado tinha que manter as politicas públicas necessárias para a emancipação dos seus cidadãos.

Neste período, auxiliei a fundar e dirigi em nosso Estado outra Instituição: URI GOIÁS (Iniciativa das Religiões Unidas). Esta Organização é uma instituição global que visa estabelecer uma cultura de paz entre as Religiões e tem assento na ONU. E, por conta desta oportunidade, fiz várias viagens conhecendo pessoas com a mesma preocupação e luta no mundo inteiro. (Veja o álbum).

Na sequência, o País vivia um "bafejo" de progresso e foi instituída a lei que permitia o casamento em Cartório de pessoas do mesmo sexo. Assim, aproveitando a oportunidade, já que o cupido me flechara no ano anterior, me casei com uma mulher em Agosto de 2013.  

Por tudo o que vivi, tenho certeza que quando as pautas na Assembleia, forem sobre Direitos Humanos saberei respeitar e me conduzir com ética em assuntos que dizem respeito às diferenças, tais como Gênero, Estado Laico e Preconceito Racial (Minha avó era negra). 

Também cursei Pedagogia (UNIFAN) e auxiliei no Projeto EPAZ/SME da Prefeitura de Goiânia. Neste projeto, dei aulas para os professores municipais e apoios administrativos em cursos diversos que você pode conhecer nos álbuns fotográficos postados neste blog.

Trabalhei como contrato em algumas Escolas Públicas de Goiânia, tais como EM Luzia de Souza Fiuza, EM Renascer, EM Engenheiro Robinho e EM Buena Vista. E, nestes espaços, pude conviver com as dificuldades dos profissionais concursados e dos contratos, além das famílias que precisava atender no balcão. Isto aprofundou o meu conhecimento de Educação que deixava de ser tão teórico (curso de pedagogia) e passava a ter mais o pé no chão.

Enfim, meu viés político migrou da Direita para a Esquerda com o progresso que via acontecendo no Brasil. Então, quando a Presidenta Dilma Rousself foi deposta por um julgamento misógino e vi, meu país, mergulhar nas trevas absolutas, coordenadas por uma "Direita Fascista", senti um enorme desejo de disputar um cargo político.

Então surgiu o convite do PSB (Partido Socialista Brasileiro) para eu filiar ao partido e disputasse um mandato eletivo. Refleti e decidi tentar este caminho para tentar preservar e auxiliar, através do meu mandato, as políticas públicas que defendem a Educação, os Direitos Humanos e a Saúde baseados na Constituição Federal. 

Naturalmente, sendo eleita, além desta pauta, pretendo trabalhar para levar recursos para Goiânia e seu entorno. Pois milhares de pessoas que vivem nesta região, necessitam de mais EMEIS, Escolas Públicas com vagas para todos, Escolas Profissionalizantes para os Jovens Aprendizes que buscam um primeiro trabalho, Saneamento Básico, Quadras de Esportes nos Bairros para nosso povo praticar atividades físicas, sem falar que pretendo vigiar todas as pautas sobre meio-ambiente que muito interessam às futuras gerações.

Vamos juntos construir um futuro melhor? Querem participar? Contribua com ideias de interesse coletivo. Participe e fale diretamente comigo pelo Whastsapp:  
                                          
                     

                                   
62 99389-0567


5 comentários:

  1. Excelente iniciativa, Zenaide. Precisamos de pessoas com consciência social nas diversas esferas do poder público. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua coragem e disposição! bela trajetória.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o motivação e temos que sim, Parabéns pela iniciativa ! E pode contar comigo.

    ResponderExcluir