Translate

SAÚDE NO CORPO: RESPIRAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA


                                                                     PRANAYAMA:


O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar.
Na verdade eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo, a Lua.
Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar.
 dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça deve ir embora.
Se você se sente cansado, faço o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada.
 O lado direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio"(Lua)
 A maior parte das mulheres respira com o lado esquerdo do nariz, então se resfriam rapidamente.
 A maioria dos homens respira pela narina direita e isso os influencia.
Repare no momento em que acordamos, qual dos lados respira melhor , ou mais? Direito ou esquerdo?
 Se for o esquerdo você se sentirá cansado.
 Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviado rapidamente.
 Isso pode e deve ser ensinado às crianças, mas é mais efetivo quando praticado por adultos.

                                    O poder da Respiração:

A base da saúde é uma corrente sangüínea saudável, o sistema que transporta oxigênio e nutrientes para todas as células de seu corpo. Se você tiver um sistema circulatório saudável, viverá uma vida longa e saudável. Esse meio é a corrente sangüínea. Qual é o botão de controle desse sistema? A respiração.
É a maneira de oxigenar completamente o corpo e, assim, estimular o processo elétrico de cada célula.
Olhemos mais de perto como o corpo trabalha. A respiração não controla só a oxigenação das células. Controla também o fluxo do fluido linfático, que contém os glóbulos brancos do sangue para proteger seu corpo. O que é o sistema linfático? Algumas pessoas pensam que é o sistema de esgoto do corpo.Cada célula de nosso corpo é cercada por linfa.
Você tem quatro vezes mais linfa em seu corpo do que sangue. Aqui está como o sistema linfático trabalha.
O sangue é bombeado do coração através das artérias, até os finos e porosos capilares.
Ele carrega oxigênio e nutrientes para os capilares que estão difusos dentro desse fluido que circunda as células, chamado linfa.
As células, tendo conhecimento ou afinidade com o que precisam, tiram oxigênio e nutrientes necessários para sua saúde e então eliminam as toxinas, algumas das quais voltam para os capilares.
Mas as células mortas, proteínas de sangue e outros materiais tóxicos devem ser removidos pelo sistema linfático. E o sistema linfático é ativado por respiração profunda.
As células do corpo dependem do sistema linfático, como único meio de drenar os muitos materiais tóxicos e excesso de fluido, que restringem a quantidade de oxigênio. O fluido passa através dos nódulos linfáticos, onde as células mortas e outros venenos, exceto as proteínas do sangue, são neutralizados e destruídos.
Qual é a importância do sistema linfático? Se ficasse paralisado por vinte e quatro horas, você morreria com as proteínas do sangue que ficariam presas e o excesso de fluido em volta das células.
A corrente sangüínea tem uma bomba: seu coração. Mas o sistema linfático não tem. A única maneira da linfa mover-se é pela respiração profunda e movimento muscular.
Assim, se você, quiser ter uma corrente sangüínea saudável com sistemas linfático e imunológico eficientes, precisa respirar profundamente e produzir os movimentos que os estimulem.
Olhe com reservas para qualquer “programa de saúde”, que não o ensine a limpar seu corpo através de uma respiração eficiente. O dr. Jack Shields, linfologista muito considerado de Santa Bárbara, Califórnia, recentemente conduziu um estudo interessante sobre o sistema imunológico. Colocou câmaras dentro do corpo de pessoas, para ver o que estimulava a purificação do sistema linfático.
Descobriu que uma profunda respiração diafragmática é a mais efetiva maneira para conseguir isso.
Essa respiração cria algo como um vácuo que aspira linfa, através da corrente sangüínea, e multiplica o espaço no qual o corpo elimina toxinas.
Na verdade, a respiração profunda e o exercício podem acelerar esse processo em até quinze vezes.
Se você não aproveitar mais nada deste capítulo a não ser o entendimento de uma respiração profunda, poderá aumentar em muito o nível de saúde de seu corpo. Essa é a razão por que sistemas de saúde, como a ioga, dão tanta atenção à respiração saudável. Não há nada como isso para limpar seu corpo.Não é preciso muito bom senso para perceber que de todos os elementos necessários para uma boa saúde, o mais importante é o oxigênio.
Mas é fundamental anotar como ele é importante. O dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel e diretor do Max Planck lnstitute for Cell Physiology, estudou o efeito do oxigênio nas células. Ele foi capaz de tranformar células normais e saudáveis em células doentes, simplesmente abaixando a quantidade de oxigênio disponível para elas. Seu trabalho foi continuado nos Estados Unidos pelo dr. Harry Goldblatt.
O que isso nos diz? Os pesquisadores concluíram que a falta de oxigênio parece desempenhar um papel importante, fazendo com que células se tornem malignas ou cancerosas. É certo que afetam a qualidade da vida das células.
Lembre-se que a qualidade de sua saúde é na verdade a qualidade de vida de suas células. Assim, oxigenar completamente seu sistema parece ser a prioridade número um, e respirar com eficácia é, por certo, por onde começar.
O problema é que a maioria das pessoas não sabe como respirar. Um de cada três norte-americanos fica com câncer. No entanto, os atletas apresentam, em média, só um caso de câncer para cada sete. Por quê? Estes estudos começaram a nos dar explicações.
Os atletas dão à sua corrente sangüínea o seu mais importante e vital elemento – oxigênio. Outra explicação é que os atletas estimulam o sistema imunológico de seus corpos a trabalharem em níveis máximos ao estimularem o movimento da linfa.
Deixe-me compartilhar com você a maneira mais efetiva de respirar, a fim de limpar o seu sistema. Você deve respirar nesta proporção: inspire e conte um, segure o ar e conte quatro, expire e Conte dois. Se inspirar durante quatro segundos, segure o ar durante dezesseis e expire durante oito.
Por que expirar no dobro do tempo que você inspira? Por que é quando você elimina toxinas pelo seu sistema linfático. Por que segurar o ar durante quatro vezes mais tempo? Por que é quando pode oxigenar completamente o sangue e ativar seu sistema linfático.
Quando você respira, deve começar bem do fundo do abdome, como um aspirador que esteja retirando todas as toxinas do sistema do sangue.
Após fazer exercício você se sente com muita fome? Quer sentar-se e comer um enorme bife, após correr 6 quilômetros? Sabemos que, na verdade, as pessoas não querem. Por que não? Porque através da respiração saudável seu corpo já está recebendo o que ele mais necessita.
Assim, aqui está a primeira chave para uma vida saudável. Pare e respire fundo dez vezes, na proporção citada pelo menos três vezes ao dia. Qual é a proporção? Inspire e conte um; segure o ar e conte quatro; expire contando dois.
Por exemplo: começando pelo abdome, inspire fundo pelo nariz, enquanto conta até sete (ou escolha um número maior ou menor, dependendo de sua capacidade).
Prenda a respiração por um tempo quatro vezes maior do que o da inspiração, ou seja 28. Agora, expire lentamente pela boca durante duas vezes o tempo da inspiração, ou 14.
Nunca deve cansar-se. Veja com que números pode começar e, aos poucos, desenvolva maior capacidade pulmonar. Faça três vezes ao dia dez dessas respirações profundas e experimentará uma melhoria notável no nível de sua saúde.
Não há comida ou vitamina no mundo que possa fazer por você o que um excelente tipo de respiração pode.
O outro componente essencial de uma respiração, sobretudo saudável, é o exercício aeróbico diário (aeróbico significa, literalmente, “exercício com o ar”). Corrida é muito bom, apesar de um pouco cansativa. Natação é excelente, (ciclismo é também muito bom).
Apoiar o sistema linfático pode ser feito através de dieta, exercício, beber bastante líquidos, escovação seca e MASSAGEM. Praticando a drenagem linfática, podemos apoiar um sistema linfático antes de se tornar tão lento que desenvolvem câncer ou outras doenças destrutivas. Esta técnica de massagem é feita por massagistas especialmente treinados.

Escovagem a seco é uma outra técnica para manter um sistema linfático saudável . Qualquer escova de cerdas macias com uma longa alça vai funcionar. Você pode comprar uma escova de pele seca em lojas de produtos naturais ou farmácias . Para 2 a 5 minutos por dia , escove a pele para cima em direção ao seu coração e em uma forma circular em torno de seu abdômen. Isso ajuda a remover as células mortas da pele , mas também estimula a prática saudável do sistema linfático.

RESPIRAÇÃO PROFUNDA E SISTEMA LINFÁTICO:
linfa é um fluido transparente, que impregna o corpo, que é produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo, contendo oxigênioproteínasglicose e glóbulos brancos.1 A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
É produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.
Percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.
A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias. A linfa é mais abundante do que o sangue.
Este fluido é responsável pela eliminação de impurezas que as células produzem durante seu metabolismo. Pode conter microorganismos que, ao passar pelo filtros dos gânglios linfáticos ebaço são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "íngua".
Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, a linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. Ao caminharmos, os músculos da perna comprimem os vasos linfáticos, deslocando a linfa em seu interior. A linfa bombeada pela ação muscular segue desta forma em direção ao abdome, onde será filtrada e eliminará as toxinas com a urina e fezesOutros movimentos corporais também deslocam a linfa, tais como a respiração, atividade intestinal e compressões externas, como a massagem. Permanecer por longos tempos parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IOGA TEM EFEITOS POSITIVOS NA MAIORIA DAS DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS:

Revisão de mais de cem estudos aponta que depressão, esquizofrenia e distúrbios do sono melhoram com a prática oriental.


RIO - A prática da ioga tem efeito positivo em depressão e distúrbios do sono mesmo sem medicamentos, e melhora os sintomas associados à esquizofrenia, déficit de atenção em pacientes em tratamento, de acordo com uma revisão de mais de cem estudos sobre o tema publicado na revista “Frontiers in Psychiatry” nesta sexta-feira.
O professor de psiquiatria e medicina do Centro Médico da Universidade de Duke, P. Murali Doraiswamy, autor do estudo, explicou que as evidências científicas sobre a prática milenar é altamente promissora no que se refere às doenças psiquiátricas e mostrou que a ioga não só ajuda a melhorar os sintomas, mas também tem papel importante na prevenção de doenças relacionadas ao estresse.
A revisão encontrou evidências de biomarcadores que mostraram as influências da ioga em neurotransmissores, inflamações, estresse oxidativo, fatores de crescimento e gordura.
— Houve melhora nos tratamentos com ou sem drogas. Se os benefícios da ioga fossem encontrados em um único medicamento, este seria o mais vendido no mundo — disse Doraiswamy.
http://oglobo.globo.com/saude/ioga-tem-efeitos-positivos-na-maioria-das-doencas-psiquiatricas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                   PARTE 1 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA



PARTE 2 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA



PARTE 3 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA


                                     PARTE 4 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA


PARTE 5 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA


PARTE 6 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA



PARTE 7 - RESPIRAÇÃO E ANGUSTIA - GAIARSA





Nenhum comentário:

Postar um comentário